quarta-feira, novembro 26, 2008
quinta-feira, novembro 06, 2008
"CHANGE, We Can Believe In"
A terça-feira marcou o fim da mais longa campanha presidencial na história dos EUA - 21 meses. Obama, de 47 anos, iniciará agora sua transição para a Casa Branca. Ele será o 44º presidente americano, com posse marcada para 20 de janeiro do próximo ano.
"Se existe alguém que ainda duvida que a América é um lugar onde todas as coisas são possíveis, que ainda imagina se o sonho dos nossos fundadores está vivo, que ainda questiona o poder de nossa democracia, hoje está nossa resposta", sustentou Obama.
Ele acrescentou que existirão aqueles que não irão concordar com cada decisão que ele irá tomar como presidente e que os americanos devem saber que o governo não pode resolver todos os problemas, mas prometeu "sempre ser honesto" sobre os desafios que terão de ser enfrentados.
Barack Obama --negro e filho de muçulmano e de sobrenome Hussein-- já foi classificado como "a grande esperança dos brancos" pela imprensa americana, ao incorporar o sonho de reconciliação e ao se colocar acima das divisões raciais do país.
A maior parte dos eleitores de Obama se concentra na camada mais jovem da população --que vive em meio à diversidade das universidades, influenciados pelo rap e pela música negra em geral-- e nos americanos de 30, 40 anos, que viveram as mudanças sociais das últimas décadas.