Tucanos incentivam participação juvenil na política!
No seminário da Juventude do PSDB do Ceará, que foi realizado em Fortaleza, o deputado Emanuel Fernandes (SP) elencou os benefícios do engajamento político por meio de movimentos estudantis e partidários. "O jovem precisa aprender a conviver
PARTICIPAÇÃO ATIVA
Na avaliação do parlamentar, o jovem deve saber lidar não apenas com a convergência de idéias, mas principalmente com as divergências entre opiniões. "Política não é formar exércitos, mas debater os conflitos e saber conviver dentro de um regime democrático", observou.
Já o presidente do PSDB do Ceará, Francini Guedes, conclamou os jovens presentes a participar ativamente dos rumos da política nacional. "Sem medo e com coragem para fazer críticas e elogios", propôs.
Segundo o tucano, se os estudantes não se dedicarem à vida pública podem ocorrer novos episódios como a absolvição, por meio de votação secreta, do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). "Os jovens precisam fazer propostas e discutir mudanças", afirmou Guedes, ao destacar que seu único objetivo na política é contribuir para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.
Para a presidente do diretório do PSDB de Fortaleza, Tânia Gurgel, o seminário realizado ocorre em um momento importante de reflexão em todo o país por conta da absolvição do presidente do Congresso. "Só se muda a política se a juventude ingressar na militância partidária", disse a ex-deputada estadual.
Já o presidente da Juventude do PSDB do Ceará, Urbano Costa Lima Filho, destacou a importância do seminário como forma de conscientizar os jovens sobre as idéias e propostas tucanas. "Queremos promover um intercâmbio de idéia e uma troca de experiências entre jovens de vários municípios", afirmou. Segundo ele, o debate político, muitas vezes, só entra em pauta no Brasil e, principalmente, em cidades do interior, em ano eleitoral. "Infelizmente, é somente nessa época, quando a economia do interior é alavancada pelos políticos, que esse tema é discutido", acrescentou.
Ao introduzir o jovem na política, por meio do debate e seminários, Lima Filho acredita que os estudantes ganham mais informação na hora de escolher seu voto e acabam pensando duas vezes antes de trocar seu ideal por ajuda assistencial.
O tucano informou que o seminário de hoje reúne jovens de 30 municípios cearenses. "Às vezes sai caro para os partidos promoverem encontros para jovens. Porém, caro mesmo é quando as legendas não possuem substitutos à altura para empunhar a bandeira da ética e da competência", afirmou. O mandato de Lima Filho termina neste ano, mas ele garante que não tentará se reeleger para dar oportunidade a outros estudantes de passar pelas mesmas experiências.
Para o presidente da juventude tucana no Ceará, a internet é uma das formas mais eficientes de atrair os jovens para a política e difundir as propostas tucanas. "O primeiro blog de juventude partidária foi do PSDB. A internet é, sem dúvida, a principal forma de acesso para trazer o jovem à discussão política", concluiu.
Fonte: www.psdb.org.br
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home