Hillary Clinton ganha as primárias democratas de New Hampshire
A senadora e ex-primeira-dama Hillary Clinton venceu nesta terça-feira as primárias do partido democrata em New Hampshire, dando um sólido impulso na sua corrida rumo à Casa Branca.
Contrariando as previsões, Hillary, 60, bateu o senador negro Barack Obama --ganhador do "caucus" em Iowa-- por pequena margem, segundo as redes de TV dos Estados Unidos.
De acordo com a MSNBC e a CBS, a ex-primeira-dama obteve 39% dos votos. Já o senador Barack Obama, favorito nas enquetes após a inesperada vitória nos "caucus" de Iowa, ficou em segundo lugar, com 36%.
O terceiro colocado, John Edwards, somou 17% dos votos.
Favorito
As enquetes dos últimos dias previam uma ampla vitória do senador de Illinois, que vinha de uma vitória em Iowa, na última quinta-feira, com sua mensagem de mudança.
Obama, que chegou a New Hampshire como franco favorito, reconheceu a derrota para Hillary: "Quero cumprimentar a senadora Clinton por esta vitória acirrada aqui em New Hampshire. Ela fez um trabalho magnífico".
O jovem senador, 46 anos, destacou que "ainda tem muita energia e está pronto para seguir em frente".
Hillary saiu de uma terceira posição em Iowa, atrás de Edwards, mas revitaliza sua campanha com a vitória inesperada em New Hampshire.
Choro
Ontem, a pré-candidata democrata à Presidência surpreendeu o público ao se emocionar enquanto falava sobre as dificuldades em manter o controle da campanha. "Não é fácil, não é fácil", disse a senadora, lentamente, com os olhos marejados.
"Eu não poderia fazer [as campanhas] se eu não acreditasse apaixonadamente que é a coisa certa a ser feita. É muito pessoal para mim."
Hillary sentiu-se frustrada com a ascensão de Obama, seu principal adversário. Mas ela está também preocupada com o fato de sua estratégia política e seus discursos não expressarem o desejo de mudança dos eleitores democratas.
A pré-candidata parte como favorita para as primárias da chamada Superterça, no dia 5 de fevereiro, quando mais de 20 Estados (alguns de grande peso, como Nova York e Califórnia) escolhem seus candidatos favoritos.
Fonte: Folha Online
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home